Em entrevista, Pozzobom fala sobre metas para o próximo ano e o convite para ocupar cargo no Governo do Estado

Eduarda Costa

Em entrevista, Pozzobom fala sobre metas para o próximo ano e o convite para ocupar cargo no Governo do Estado

Em entrevista ao vivo pela TV Diário e Rádio CDN durante o programa Sala de Debate, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), fez um balanço do ano, estipulou as metas de governo que ficaram para 2023 e o que será entregue até o fim do mandato. Quando questionado sobre a hipótese de ocupar cargo na Secretaria de Segurança Pública, o o chefe do Executivo municipal negou ter recebido convite oficial para a pasta.

Já entre as metas para o próximo ano, o tucano estipulou a publicação da licitação de revitalização da Estação Ferroviária, a conclusão da obra do Calçadão Salvador Isaia, a instalação de iluminação com led na Avenida Rio Branco e a entrega da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter.

Até o fim do mandato, Pozzobom espera realizar a revitalização da Praça Saldanha Marinho, dar uma resolução para o Edifício Galeria Rio Branco e entregar um Memorial para as vítimas da boate Kiss. Ainda, afirmou que, caso não existam recursos externos, a prefeitura deve bancar a revitalização da Casa de Cultura, no Centro da cidade.

Abaixo, você confere as principais perguntas tratadas durante o programa Sala de Debate, apresentado por Claudemir Pereira.

Claudemir Pereira – Ao fim do seu segundo mandato, como fica o sonho do prefeito de se tornar deputado federal, perdeu-se pelo caminho? 

Pozzobom – O estudo que nós tínhamos (para candidatura em deputado federal ainda em 2022) dava a possibilidade de eu conseguir os votos necessários para eleição em Santa Maria. Em conversa com meu vice-prefeito, Rodrigo Décimo, nós falamos desse movimento de eu ser candidato e de ele virar prefeito, mas concordamos de manter como estamos. Mas, quem sabe? Vou avaliar isto depois, meu foco absoluto é concluir o planejamento estratégico do mandato. 

Claudemir Pereira – Qual financiamento vai bancar a revitalização da Estação Ferroviária e em que pé está?

Pozzobom – O projeto está pronto, está sendo concluído o plano de prevenção e proteção contra incêndio (PPCI), ainda restam os projetos elétricos e hidráulicos. Eles haviam prometido que entregariam em novembro, mas não será entregue neste ano.

Claudemir Pereira – Com a provável colocação do Paulo Pimenta (PT) em cargo do governo Federal, algumas demandas poderão ser facilitadas? Nós, como cidade, vamos aproveitar a fato de tê-lo no governo? 

Pozzobom – Tenho uma ótima relação com o Pimenta. Ele foi o deputado federal que mais destinou verbas para a cidade, e sempre acertamos para onde ele deveria enviar essas emendas. Sempre tive uma ótima relação, independente do partido. Eu vou fazer o que sempre faço, vou conversar com todo mundo, inclusive com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que é um grande amigo. 

Claudemir Pereira – Agora nós vamos terminar o Centro de Eventos, então? Porque é da área do Ministério do Alckmin, quantas etapas ainda faltam?

Pozzobom – Eu quero largar aquilo lá, quero entregar para a iniciativa privada, não tem outra alternativa. Na 5ª etapa, existe uma expectativa de R$ 10 milhões, valor que equivale a duas creches e eu ainda tenho mais mil alunos para colocar em escolas. Eu vou tocar essa obra, mas se eu tiver que parar para fazer uma creche, eu darei preferência para a creche. 

Claudemir Pereira – E no governo do Estado? Como está a situação e o que podemos conseguir a partir disso? 

Pozzobom – O Eduardo Leite (PSDB) é um amigo meu. Nós estamos elaborando o projeto de duplicação da Faixa Nova de Camobi, o projeto já está garantido e temos uma rubrica aprovada no orçamento para o ano que vem. Também teremos o Parque da Barragem, o Hospital Regional e devemos aumentar também o projeto Pavimenta RS.  

Claudemir Pereira – E como a venda da Corsan impacta o contrato que a empresa tem com o município?

Pozzobom – Em nada, o contrato é uma lei entre as partes, então está garantido. Inclusive, com essa privatização, eu vou tratar com a nova empresa para que faça a adoção da Praça Saturnino de Brito. 

Claudemir Pereira – E as licitações da coleta de lixo e do transporte coletivo, como estão? 

Pozzobom – A licitação do transporte está encaminhada, vai ser feita em 2023. Nós temos hoje 60 mil usuários diários do transporte coletivo, e nosso objetivo é chegar em 85 mil para tornar viável e atrativa a licitação. Já a coleta do lixo é um problema sério, existe uma equipe específica para isto e será um problema enfrentado em 2023. 

Claudemir Pereira – E o Paque Itaimbé, prefeito?

Pozzobom – A gente quer fazer a revitalização completa do Parque Itaimbé, como fizemos no Calçadão, com uma licitação única, para que uma mesma empresa cuide de todas as áreas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Município de Cacequi completa 78 anos com olhar voltado ao futuro Anterior

Município de Cacequi completa 78 anos com olhar voltado ao futuro

Santa Maria tem mais de 600 casos ativos de Covid-19 Próximo

Santa Maria tem mais de 600 casos ativos de Covid-19

Geral